Nesta sexta-feira, dia 23 de agosto, o SINASEFE Rio Pomba esteve presente na reunião das entidades representativas de docentes e técnico-administrativos, junto ao reitor do IF Sudeste MG. O encontro aconteceu com o objetivo de discutir um posicionamento da instituição sobre o programa Future-se.

 

Na ocasião, o reitor Charles Okama recebeu no campus Juiz de Fora o secretário de imprensa e divulgação do SINASEFE Rio Pomba Wildson Justiniano, o representante da APES Marcos Vinícius Leite e do Sintufejuf Maria Ângela e Sandro Teófilo.

 

Assim como o SINASEFE, as demais entidades sindicais também se posicionaram contra o programa proposto. A implementação do Future-se, enquanto política de financiamento, pode comprometer os princípios que regem os institutos federais. Isso se deve ao fato de que o programa prevê a captação de recursos no mercado e a oferta de ensino técnico, a localização dos campi, os atendimentos aos alunos de baixa renda poderiam dificultar a inserção dos IFs junto ao Future-se.

 

Os representantes das entidades cobraram a necessidade de uma posição da reitoria do IF Sudeste MG frente às proposições do Future-se. Além disso, também foi solicitado uma reunião extraordinária do Conselho Superior (Consu) para discussão específica do programa e a construção de um grupo de trabalho voltado aos estudos sobre o Future-se e seu esclarecimento para a comunidade.

Fotos: Assessoria APES