Na noite dessa sexta-feira, a Prefeitura e a Câmara Municipal de Rio Pomba promoveram uma audiência pública para a discussão da volta às aulas presenciais, que estão paralisadas desde março de 2020, devido à pandemia. Na ocasião, o Sinasefe Rio Pomba foi representado pelo professor Urias Gonçalves. Estiveram presentes também o diretor geral do IF Sudeste MG – Campus Rio Pomba, João Batista Lúcio Corrêa, membros do Ministério Público, Conselhos Municipais, Superintendência Regional de Ensino e representantes do ensino privado.
A audiência foi convocada pela Câmara Municipal, para abrir um diálogo sobre a construção do plano de retorno às atividades presenciais das escolas municipais. Uma das instituições privadas da cidade já teve seu plano de retorno aprovado pelo Ministério Público. A Prefeitura de Rio Pomba publicou, na quinta-feira, dia 18 de fevereiro, o decreto permitindo a volta às aulas.
Em sua fala, o professor Urias enfatizou que a falta de vacinas e testes para a população é um empecilho para o retorno seguro. De acordo com ele, as autoridades competentes devem ouvir os trabalhadores da educação municipal e privada, para que a estruturação do plano seja feita em conjunto por quem conhece a realidade do dia-a-dia nas escolas.
Já o diretor geral do IF Sudeste MG – Campus Rio Pomba, João Batista Lúcio Corrêa, afirma que não há garantia de segurança em um retorno presencial, tanto para os alunos quanto para os professores e demais trabalhadores da educação. Ele ainda apresentou dados do aumento de internações de crianças contaminadas com quadro graves de Covid-19, depois da volta às aulas no estado de São Paulo.
No entanto, a audiência pública abriu as portas para a volta às atividades presenciais das escolas privadas de Rio Pomba, enquanto a Secretaria de Educação constrói o plano de retorno da rede municipal.