Prezados sindicalizados e sindicalizadas,

É com muita alegria que celebramos neste dia 01 de setembro de 2020, os 29 anos da seção sindical do SINASEFE Rio Pomba. São quase três décadas de lutas e resistência em defesa dos direitos dos servidores e servidoras da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e de uma educação igualitária, pública, gratuita e de qualidade.

A nossa seção nasceu de uma necessidade maior, através de um amparo legal para a reivindicação de perdas salariais do Plano Cruzado (1987) e do Plano Collor (1990). Tais medidas vinham sendo propostas pela Associação dos Servidores da Escola Agrotécnica Federal de Rio Pomba.

Naquela época, o SINASEFE Nacional já existia há três anos e vimos a necessidade de somar forças e lutar juntos por nossos direitos. Assim, em agosto de 1991, aconteceu a primeira eleição da diretoria da Seção Sindical da Escola Agrotécnica Federal de Rio Pomba, por aclamação em uma Assembleia Geral, no Salão Nobre de nossa instituição. Dessa forma, em 01 de setembro daquele ano, a diretoria tomou posse e as primeiras fichas de filiação foram assinadas pelos servidores.

De lá até aqui, muitas conquistas e dificuldades. Talvez o mais difícil desses momentos seja o atual, estamos vivenciando uma pandemia mundial, em que centenas de pessoas morrem todos os dias, sob um desgoverno que não valoriza a ciência e, muito menos, as vidas. Precisamos, mais do que nunca, nos manter firmes na luta, ao lado dos trabalhadores e trabalhadoras.

Nosso sindicato é um espaço de pluralismo e democracia. A entidade sempre se posicionou contra tudo e todos que atacam, diariamente, nossos direitos. Sabemos do tamanho do desafio que ainda temos pela frente e agradecemos por ter vocês, filiados e filiadas, ao nosso lado nessa luta. Seguimos juntos e mais fortes do que nunca!

 

Atenciosamente,

Diretoria do SINASEFE Rio Pomba