Na última quarta-feira, dia 10 de fevereiro, o Fórum Intersindical do IF Sudeste MG se reuniu com o reitor eleito André Diniz, para discutir sobre a flexibilização da jornada de trabalho, regulamentação do teletrabalho, projeto Reencontro e a Portaria 983/2020. O Fórum é composto pelas entidades de representação docente e técnico-administrativa em educação: SINASEFE Rio Pomba e Barbacena, APES e SINTUFEJUF.
Na ocasião, o SINASEFE Rio Pomba foi representado pelo presidente Márcio William da Costa, o secretário de Imprensa e Divulgação Wildson Justiniano Pinto e pelo secretário Político e Form. Sindical Urias Couto Gonçalves. O reitor eleito, André Diniz, por sua vez, considera importante o contato próximo com os sindicatos, já que envolvem toda a comunidade acadêmica. “A gestão precisa ter essa proximidade para que as pautas possam avançar e as discussões serem feitas da forma mais adequada possível para que os servidores tenham tranquilidade e o seu trabalho otimizado”.
O reitor se colocou à disposição das entidades sindicais para ouvir as sugestões da categoria sobre as temáticas abordadas. É de extrema importância que a gestão esteja aberta para ouvir e estabelecer diálogos com a comunidade acadêmica. O objetivo da aproximação é proporcionar melhores condições de trabalho aos docentes e técnico-administrativos, que caminham junto aos objetivos institucionais.
Encaminhamentos
Para melhor compreender as preocupações dos servidores, o SINTUFEJUF já se mobilizou para a criação de Grupos de Trabalho, com o objetivo de levantar a discussão sobre os principais temas (flexibilização da jornada e trabalho remoto). Com isso, o intuito é a participação coletiva, somando as forças do Fórum Intersindical, juntamente com o SINASEFE Rio Pomba e Barbacena e APES, para apresentar as propostas ao novo reitor em abril, quando ocorre a posse da gestão.