A Assembleia Geral do Sinasefe Rio Pomba, ocorrida na tarde dessa quarta-feira, dia 11, aprovou a adesão do instituto na Greve Geral do dia 18 de março. Estiveram presentes professores, técnicos-administrativos e alunos do IF Sudeste MG – Campus Rio Pomba.

Além disso, também em votação, foi definido o indicativo de greve a ser definido nas próximas assembleias, desde que haja a unificação com outras classes trabalhadoras e seja aprovado na Plenária do Sinasefe que acontece nesse final de semana, em Brasília.

As atividades a serem realizadas no dia 18 de março estão sendo debatidas e em breve serão divulgadas.

Entre as principais pautas e impactos do movimento estão:

? ATAQUES CONTRA A EDUCAÇÃO PÚBLICA: o Projeto Future-se e outras medidas, que têm como proposta o sucateamento e privatizaçãoda educação pública, a ser implantado aos poucos nas unidades dos Institutos e Universidades Federais de todo o país;

? Reforma Administrativa: Propõe fim da estabilidade e congelamento dos salários;

? PEC Emergencial: Prevê a redução da jornada de trabalho em até 25%, com redução salarial;

? CIRCULAR 08/2020/MEC: Documento orienta aos reitores o não pagamento das progressões, promoções, capacitações, qualificações, adicionais, licenças, benefícios, ajudas de custo e inviabiza novas contratações;

? MEDIDA PROVISÓRIA 914/2019: Fim da autonomia e democracia nas Instituições Federais de Ensino.

Por todas essas pautas, é preciso ir além dos nossos muros e intensificar o diálogo com a sociedade, afinal, estas medidas prejudicam os trabalhadores e a população, em especial os jovens. Tais medidas a serem implantadas pelo atual desgoverno significam um duro ataque à soberania nacional, aos poucos direitos trabalhistas que restam, a saúde e a educação públicas.