Chegamos aos 30 anos de histórias, lutas e muita garra. Há três décadas nos empenhamos pela defesa dos direitos dos servidores e servidoras da Rede Federal de Educação em nossa cidade e região.
Nossa história se entrelaça e compõe a trajetória de resistência e conquistas pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. Durante todos esses anos, tivemos autonomia e independência para lutar por vocês, por nós. Tivemos inúmeros momentos de conquistas e também muitas dificuldades nessa caminhada. Arriscamos dizer que estamos vivenciando o mais difícil deles: a resistência ao neofascismo, enquanto estamos afastados devido à pandemia.
Em todos esses anos, contamos com a força de vocês, que sempre nos apoiaram e depositam sua confiança em nós, ano após ano. Nosso sindicato é um espaço de pluralismo e democracia. Sempre nos posicionamos contra tudo e todos que atacam, diariamente, nossos direitos. Sabemos do tamanho do desafio que ainda temos pela frente e agradecemos por ter vocês, filiados e filiadas, ao nosso lado nessa luta. Seguimos juntos e mais fortes do que nunca!
Se você está no SINASEFE, agradecemos por somar em nossa caminhada nesses 30 anos. Se você ainda não está conosco, filie-se e receba nossas boas-vindas. Essa entidade é sua e de todos nós. O SINASEFE Rio Pomba necessita da sua participação e da sua ajuda na nossa luta para construir uma sociedade mais justa e igualitária.
Nossa história
A nossa seção nasceu de uma necessidade maior, através de um amparo legal para a reivindicação de perdas salariais do Plano Cruzado (1987) e do Plano Collor (1990). Tais medidas vinham sendo propostas pela Associação dos Servidores da Escola Agrotécnica Federal de Rio Pomba.
Naquela época, o SINASEFE Nacional já existia há três anos e vimos a necessidade de somar forças e lutar juntos por nossos direitos. Assim, em agosto de 1991, aconteceu a primeira eleição da diretoria da Seção Sindical da Escola Agrotécnica Federal de Rio Pomba, por aclamação em uma Assembleia Geral, no Salão Nobre de nossa instituição. Dessa forma, em 01 de setembro daquele ano, a diretoria tomou posse e as primeiras fichas de filiação foram assinadas pelos servidores.