Hoje é o dia em que trabalhadoras e trabalhadores celebram suas conquistas, relembram os momentos de resistência. Porém, este é mais um Primeiro de Maio de muitas lutas.
Mais uma vez relembramos essa data vivendo as angústias da pandemia, com um governo reacionário e negacionista. Nós temos hoje o pior gestor da pandemia do mundo, representando uma política contra ciência, contra as medidas preventivas da Covid-19 e contra a vacinação. Somado a isso, está ocorrendo um gerenciamento do ajuste fiscal acelerado aplicado à classe trabalhadora e um constante desmonte do funcionalismo e do serviço público.
Chegamos nesta semana a um recorde triste. Alcançamos 400 mil mortes no Brasil de trabalhadoras, trabalhadores, aposentados, estudantes e muitas outras classes. Muitos destes não tiveram a oportunidade de se resguardarem, outros tantos foram atingidos pelo negacionismo, mas todos eles têm um ponto em comum: foram vítimas de um vírus que poderia ser evitado. Hoje nos solidarizamos com os diversos companheiros e companheiras de lutas que choram a perda dos seus entes queridos.
Somado ao contexto de crise sanitária vivenciamos uma profunda crise econômica e social que se agrava, com o aumento dos índices de desemprego e a retomada da fome.
O SINASEFE defende a vida, a não retirada de direitos; as campanhas de solidariedade; as greves em defesa da vida; um lockdown nacional que garanta condições para a população desfavorecida; como o auxílio emergencial de R$ 600; estabilidade no emprego; congelamento de preços dos produtos da cesta básica; vacinação para todas e todos pelo SUS; quebra de patentes de vacinas e o Fora Bolsonaro e Mourão à plenos pulmões!
_________________________________________________________________________
Nós gostaríamos de nos aglomerar, celebrar nossas conquistas até aqui e reivindicar nossos direitos para o presente e para o futuro.
No entanto, cada vez mais, o momento nos pede força, resiliência. Por isso, o SINASEFE Rio Pomba está em conjunto com o Fórum das Entidades dos Servidores Públicos Federais de Juiz de Fora e Região (FOSEFE), em diversas atividades de mobilizações pela cidade, para reafirmar nossa luta por empregos, auxílio emergencial digno e vacinação em massa. Estaremos apoiando a carreata em Juiz de Fora, com cortejo fúnebre, exposições de outdoors, spot nas rádios e circulação de carros de som.