SINASEFE RIO POMBA MARCA PRESENÇA NO III ENE E 158ª PLENA

Notícias

A seção sindical do SINASEFE Rio Pomba esteve presente no II Encontro Nacional de Educação (ENE) e 158ª Plenária Nacional do sindicato. Os eventos ocorreram em Brasília, no último final de semana, entre os dias 12 a 14 de abril. Nossa seção foi presentada pelo professor Wildson J. Pinto, secretário de Imprensa e Divulgação do SINASEFE Rio Pomba.

 

O II ENE teve como tema “Por um Projeto Classista e Democrático da Educação”. O ENE é um espaço construído de maneira conjunta com demais entidades classistas e estudantis, que foi responsável, em 2016, por impulsionar a formação da Frente Nacional Escola Sem Mordaça. O evento, através das palestras, grupos de trabalho e mesas de debate, propôs, dentre outras ações, um calendário nacional de lutas para barrar a Contrarreforma da Previdência; a mobilização para enfrentar os ataques da extrema-direita; a construção da semana nacional de paralisação da em defesa da educação e demais serviços públicos.

 

Além disso, propôs a “defesa do direito irrestrito de organização de lutas e movimentos sociais, manifestações e greves; aprofundar os esforços de luta contra o Projeto Escola sem Partido e em defesa da liberdade de cátedra e ensino, assim como continuar construindo a Frente Nacional Escola Sem Mordaça, como experiência unitária para defender um projeto classista e democrático de educação”, de acordo com o documento final do evento.

 

Já na 158ª Plena foram debatidas pelos trabalhadores afiliados ao SINASEFE ações contra a Reforma da Previdência do governo Bolsonaro, estratégias para o enfrentamento dos efeitos da Medida Provisória nº 873/2019 (que incluem contenção de despesas do SINASEFE) e a organização do 33º Congresso do sindicato (aprovado na última PLENA para 30/05 a 02/06, em Goiânia-GO).

 

#sinasefe #sinaseferp #IIIENE #158Plena