[SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO] POLÍTICAS PARA O ENSINO MÉDIO NO BRASIL ATUAL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS

Notícias

O 4º Seminário de Educação, promovido pelo Sinasefe Rio Pomba, teve início com a palestra da professora doutora Eliza Bartolozzi, da Universidade Federal do Espírito Santo. Na ocasião, a professora traçou um importante paralelo entre moral, democracia e educação. A discussão girou em torno do quanto a política está instrumentalizada pelo discurso moral e como tal aspecto influencia, diretamente, na educação. Em sua perspectiva, “vamos viver um longo inverno, momentos de grande repressão e retrocesso para as escolas públicas, mas a primavera virá para florir”.

No que se refere a Reforma do Ensino médio e a Base Nacional Comum Curricular, Eliza acredita que se trata de uma contrarreforma que busca reduzir o direito à educação, uma vez que a ampliação da carga horária segrega e ignora a realidade de diversos jovens. Além disso, também se trata de acesso a um conhecimento simplificado, devido a não obrigatoriedade de algumas disciplinas.

O debate, apesar de ter assumido um tom pessimista, foi fruto de um realismo frente a atual conjuntura política, levantando a reflexão sobre o futuro da educação e, principalmente, dos Institutos Federais. A professora encerrou a palestra lembrando da responsabilidade de cada um na luta em defesa da educação, “temos que arregaçar as mangas e nos reconhecermos uns nos outros. A luta é de cada um e é nossa”, afirmou.