[SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO] A REFORMA NO ENSINO MÉDIO: IMPACTOS E DESAFIOS PARA A LUTA SINDICAL E ESTUDANTIL

Notícias

A última mesa da programação do 4º Seminário de Educação contou com a presença da professora e diretora do SindUTE Juiz de Fora Victória Mello, da coordenadora geral do Diretório Central dos Estudantes do Campus Rio Pomba Carolina Gonçalves e do mestre Wildson Justiniano Pinto, sendo mediada pelo diretor sindical e presidente do Sinasefe Rio Pomba Rafael Freitas e Souza.

Todas as falas apresentadas mostraram o retrocesso que se configura pela reforma apresentada. Os presentes acreditam que o Ensino Médio precisa de uma adaptação, porém esta deve ser implantada de forma horizontal, com a participação dos sindicatos e movimentos estudantis. A reforma tende a segregar ainda mais a educação no Brasil, fazendo com que poucas pessoas tenham acesso.

Apesar da conjuntura política atual ter faces desanimadoras, a mesa trouxe um sentimento de esperança aos que acompanharam as discussões. Enquanto os debates anteriores apresentaram avaliações realistas do cenário, a última discussão caminhou para apresentar a solução. “A mesa foi deixada para o final justamente por apresentar esta perspectiva de solução. Diante do quadro apresentado, o que fazer? Se lamentar não é a reposta. É necessário partir para o enfrentamento, é necessário resistir, colocar o bloco na rua” afirmou o presidente do Sinasefe Rio Pomba e mediador do debate, Rafael Freitas e Souza.